Muitos alunos da Universidade, e mesmo fora dela, trabalham e estudam. Isso faz com que os estudantes – trabalhadores tenham menos tempo para estudar, para se divertir e para cuidar da saúde. Marcelo Brizolin, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Unijuí, trabalha na Ceriluz e diz que “a única dificuldade é o tempo curto para estudar para provas e afins, sem contar que não sobra muito tempo pro lazer, fora o final de semana”. Para a maioria a grande dificuldade é “tempo pra estudar e o cansaço na aula”, como declarou Jeancarlo Ribas, 21 anos, estudante de Engenharia Civil, que faz projetos para algumas empresas. Se por um lado exercer as duas tarefas juntas é cansativo, por outro lado “é bom pra quem pensa num futuro melhor e que trabalhando dá para pagar a faculdade mais tranqüilamente”, explica Marcelo e também “ajuda a ver na prática o que a gente aprende na teoria”, conta Júlio Kusler, 23 anos, estudante do curso de Direito e estagiário da Prefeitura Municipal, Secretaria da Fazenda – Núcleo de ICMS. “Experiência adquirida, vivência do ambiente de trabalho e a parte financeira” são fatores que estimulam o estudante a buscar um emprego, complementa Jeancarlo.
A falta de tempo é um fator que pode ser desfavorável até mesmo para saúde dos estudantes. Com pouco tempo para se alimentar, eles acabam comendo lanches rápidos que não possuem nenhum nutriente, “como me alimento poucas vezes e, ainda, quando como, tenho pouco tempo para me alimentar, quase não como frutas e verduras, preciso de algo que sustente e de bastante energia para agüentar o tranco” declara Luís Fernando Irgang, 17 anos, estudante de Engenharia Elétrica e funcionário da Câmara de Vereadores. O estresse, a falta de um bom descanso também são problemas causados quando se trabalha e estuda. Íris Fatima Alves Campos, graduada em Psicologia pela Unijuí, dá dicas para se ter menos problemas psicológicos “dividir o tempo, se manter disciplinado, não deixar acumular tarefas”. Cuidar da saúde bucal também é importante, para a cirurgiã dentista Bianca Valentini Schuh “as pessoas acabam esquecendo de escovar os dentes, principalmente à noite, horário em que a escovação e o fio dental são mais importantes, e assim acabam tendo problemas como cáries e gengivite”.
Segundo a médica Marta da Fonseca as principais doenças são as relacionadas à imunidade como herpes, candidíase em mulheres e viroses, depressões e estresse. Porém para a médica “o fato de trabalhar e estudar não implica em ter hábitos alimentares ruins, a pessoa tem a escolha de optar por alimentos mais saudáveis”. Para ela muitas vezes a ansiedade e a agitação tende a ir para a gula, mas os estudantes que trabalham “tem que ter um olhar critico em relação à nutrição pois mesmo nas cantinas há opções mais saudáveis”.