quarta-feira, 4 de junho de 2008

Long Live Journalism: um blog de idéias.


O blog longlivejournalism.blogspot.com está contando com mais adeptos a cada dia e incentivando os alunos de Comunicação a produzirem mais textos, não só os jornalísticos, mas crônicas e contos.

Iniciado no fim do semestre passado (2007) através da aluna do curso de Jornalismo Andrise Morais de Oliveira, 20 anos, que está no 7° semestre, o blog Long Live Journalism já conta com nove estudantes. Mas o que é mesmo um blog? Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. Essa pessoa ou pessoas, que postam seus textos em blogs são chamadas de Blogueiros ou blogger’s.

Com o intuito de criar um local pra que as matérias que não foram publicadas, na finalização da disciplina de Redação Jornalística III, que segundo Andrise seriam publicadas em um site chamado “Entrelinhas”, é que surgiu a idéia do blog. “Porém, o site Entrelinhas acabou tendo ‘seus problemas’, e as matérias não foram publicadas”, diz Dryka, como os amigos a chamam.

Para ela foi fácil convidar as pessoas para fazerem parte desse projeto, pois eram amigos, “falei com o Tiarajú, ele achou uma boa idéia e acabei criando, mas acabei falando com poucas pessoas na época, apenas amigos”, comenta. O espaço se tornou um local para divulgar não só as matérias produzidas em aula, “mas também criadas só para o blog, como é o caso de uma do Fernando. Acho que é ‘O espetáculo da lâmpada da minha sala’", comenta Tiarajú, o primeiro colaborar com a iniciativa.

Para Dryka, “a idéia se tornou legal quando várias pessoas começaram a participar, como eu sempre digo ele, o Blog, não é meu, mas de todos”, ela criou esse espaço não só pra que apenas ela postasse. A importância de um espaço como esse é para Tiarajú para que os alunos sintam-se valorizados, segundo ele “quando a gente escreve uma matéria, escreve para alguém ler, e não pra ficar guardada nos arquivos do computador”.

O blog tornou-se um local para publicar as matérias que não seriam publicadas nas disciplinas práticas de jornalismo, por não passarem no critério do professor ou por falta de espaço físico nos “jornais- laboratórios” do curso. Assim os alunos podem se sentir mais motivados, pois tem um espaço para que suas matérias apareçam, como o aluno Tiarajú acrescenta “o próprio estudante se sente valorizado, ao ver a matéria lá, bonitinha, e ainda mais quando comentam - a favor ou contra ela”.

Os blogueiros que fazem parte desse projeto esperam que mais pessoas leiam o blog e comentem, façam criticas boas ou ruins, para fazer um “feedback”, ou uma troca com o leitor, e aprender cada vez mais.

Ficha técnica - Tiarajú Goldschmidt, 17anos, 5° semestre, Greici de Mattos, 20 anos, 4° semestre, Fernando Vieira Goettems, 19 anos, 5° semestre, Vanessa Mallmann Massmann, 20 anos, 7° semestre, Fabiana do Prado, 18 anos, 5° semestre, Júlia Rambo, 19 anos, 7º semestre, Márcio Leandro da Silva, 29 anos, formando, Michele Röhrig, 23 anos, 6º semestre, Andrise Morais de Oliveira, 20 anos, 7° semestre.

Nenhum comentário: