segunda-feira, 25 de julho de 2011

Entidade filantrópica Casa Criança Feliz atende crianças e adolescentes



A Casa Criança Feliz é uma entidade social, que iniciou suas atividades em 1991, “e está situada no bairro Luiz Fogliatto porque foi feito uma pesquisa, onde foi apontado que aqui, era na época, a pior periferia de Ijuí”, conta Rodrigo Arndt



Iniciada em 1991, depois de uma pesquisa apontando o bairro Luiz Fogliatto como a pior periferia, a Casa da Criança Feliz é uma entidade, 100% filantrópica, que não recebe nenhuma ajuda governamental, seja ela municipal, estadual ou federal. Durante 5 anos, a Casa recebeu ajuda da Visão Mundial, que possui um regulamento de ajuda. A Visão Mundial é uma organização não governamental, de desenvolvimento, promoção de justiça e assistência, que, combatendo as causas da pobreza, trabalha com crianças, famílias e comunidades mais vulneráveis, servindo todas as pessoas, sem distinção de religião, raça, etnia ou gênero.

A Criança Feliz atende cerca de 95 crianças e adolescentes, de 2 a 16 anos, com atendimento à carentes em regime diurno, com serviço de alimentação, higiene, motricidade, integração, diversão, educação física, social e religiosa, através do trabalho voltado desenvolvimento integral. Antigamente, as atividades eram somente de ocupação diária, “recreação, esportes, curso de culinária, marcenaria, corte e costura, artesanato, trabalhos manuais, além disso, a parte da alimentação e música eram e são muito fortes ainda”, explica o vice-presidente da Casa Criança Feliz, Rodrigo Arndt. Hoje, a Casa também conta com uma Escola de Educação Infantil, que foi inaugurada em 2009, a única gratuita, 100% filantrópica, do município. “No turno inverso as crianças participam das outras atividades na Casa, ficando em turno integral, a partir do 1º ano as crianças estudam em escolas próximas”, fala Rodrigo.



Algumas funcionárias e estagiarias que trabalham na Casa já estudaram e participaram das atividades no local. “A Sara, a Andressa e a Camila já passaram pela Casa, hoje trabalham aqui”, comenta o vice-presidente. A Entidade recebe ajuda de funcionários voluntários, “alguns vêm da Alemanha, no período que não estudam ficam aqui conosco e mesmo com a dificuldade da língua há o interesse em ajudar”, diz Arndt. Para Rodrigo a importância desse trabalho é “que ao longo desses 19 anos de trabalho temos relatos de pessoas que passaram conviveram aqui que hoje são advogados, profissionais liberais, aeromoças, estão se formando, continuaram os estudos. Então, quando percebemos e mostramos qual é a realidade delas é que podemos mudar isso, canalizando suas capacidades e desenvolvendo as crianças”, salienta ele.

A maior parte da verba que a instituição possui no momento é de doadores amigos da Entidade, alguns cidadãos alemães (cerca de 95%) que não participam de nenhuma entidade especifica. Porém, com a queda do euro, os recursos baixaram quase que pela metade. Quem quiser ajudar e até mesmo visitar a Casa,“porque quando vemos uma outra realidade, que muitas vezes não conhecemos, esse contato se torna muito importante”, convida o vice-presidente. O endereço é Rua Antonio Bonamigo, 351, no bairro Luiz Fogliatto, telefone: (55) 33312528, email: casacriancafeliz@gmail.com






Nenhum comentário: