terça-feira, 26 de julho de 2011

RockIjui.com ajuda a promover bandas locais



“O site ajudou a divulgar essa festa, mas acabou se tornando uma bela ferramenta para trabalharmos com as ideias que surgiram depois”, conta Rafael Librenz, um dos idealizadores do portal

A união de Rafael Librenz e Maurício Rocha, em 2007, ocorreu por um simples motivo: ambos queriam promover eventos musicais (e diferentes) na cidade. O primeiro passo foi criar um website, a fim de divulgar suas festas e promover, consequentemente, as bandas de garagem, que estavam surgindo na cidade. “A gente estava ‘arquitetando’ o primeiro evento e surgiu a ideia de criar um espaço online pra divulgá-lo. O site acabou, sim, ajudando a divulgar essa festa, mas acabou se tornando uma bela ferramenta para trabalharmos com os projetos que surgiram depois”, conta Rafael.
O primeiro evento promovido pelo Rockijui.com, nome dado ao site, foi a Rock 'n' Roll All Night 2, em em janeiro deste ano. “Porém, a primeira festa que realizamos foi em 17 de julho de 2007, intitulada ‘De Volta Para o Passado’. O tema era Anos 80 e fazia uma referência à época do filme ‘De Volta Para o Futuro’. Essa festa teve diversas edições, tanto em Ijuí quanto em outras cidades da região”, explica Maurício.
Na noite de segunda-feira, véspera de feriado, foi realizado o primeiro Sarau Musical, com palco aberto para as bandas da cidade. Librenz, que também é músico e toca na banda Maria Bolacha, conta que a ideia do evento surgiu em festas particulares. “Tenho um número bem grande de amigos e conhecidos que também são músicos. Lembro principalmente da festa de aniversário de um ano da minha banda, a Maria Bolacha. A gente fez um showzinho e depois o palco era de todo mundo. E ali rolou muito som. Depois daquilo ouvi infinitas vezes a reclamação de que não existiam em Ijuí festas como aquela. O que eu quis, quando bolei o Sarau, foi montar um palco e colocá-lo à disposição dos músicos presentes”, ressalta.
Para Rafael esta é uma atitude que pode render boas surpresas. “O Sarau foi muito legal. A gente vai repetir a dose, mas com uma configuração um pouco diferente. Aprendemos bastante com este, que foi o primeiro”, esclarece. Participaram da festa as bandas Parada Obrigatória e Excellence, que já são conhecidas por aqueles que apreciam o rock n’ roll, e The Elephants, The Sélfon Fãckers, Decoders, Hotstars e Whatevers, que estão começando. “Até agora, todas as festas que a gente fez foi com bandas aqui de Ijuí. Um dos ideais é valorizar os artistas locais. Ijuí tem muitos músicos bons que, muitas vezes, acabam não tendo oportunidades de se apresentar”, comenta Maurício.
O RockIjui.com já promoveu mais de dez eventos, contando aqueles realizados em anos anteriores. “Alguns deles podem ser conferidos no Orkut, na pagina do RockIjui”, salienta Rocha. As próximas festas agendadas são a "Samba Rock", no dia 4 de dezembro, com a banda Maria Bolacha e DJs, que apresentarão um especial com Jorge Ben Jor e muito som brasileiro; e a “De Volta para o Futuro”, dia 14 de janeiro do próximo ano, fazendo uma viagem musical no tempo, dos anos 50 até as atuais novidades dos anos 2000, com uma ênfase aos anos 80, época do filme. “Os dois eventos serão realizados no Chopp Ijuhy. Para 2011 pretendemos realizar muitas festas legais. Um dos primeiros deverá ser a festa de lançamento do álbum ‘Against the Odds’, da banda Execellence”, finaliza Rocha.

Nenhum comentário: