segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Disciplina de Enfermagem ajuda na hora do parto



A partir de uma disciplina do curso de Enfermagem em 1992, sobre a saúde da mulher, um grande projeto teve início e ajuda gestantes até hoje

 
O projeto Grupo de Gestantes e Familiares começou como uma simples prática para uma matéria de Enfermagem, em 1992. No ano seguinte, os professores passam a perceber a necessidade de outras áreas do conhecimento e juntam-se à Nutrição. Hoje, contam também com a Psicologia e a Fisioterapia, tornando-se, assim, um projeto de Extensão da Unijuí. Com o intuito de ajudar as futuras mães, tanto na hora do parto quanto no primeiro ano de vida do bebê, o projeto possui um curso de preparação para o nascimento e noções de Puericultura, uma parte da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança.
As atividades, por sua vez, são programadas: “antes de entrar no encontro, as mães participam de exercícios específicos para gestantes”, conta Daniela Veniz Dereher, coordenadora do curso de gestantes. As turmas são formadas por 16 pessoas, ou 8 casais, “pois todos os profissionais participam dos encontros, cada um dá sua contribuição”, diz. Daniela explica que “nunca é um grupo muito grande para dar espaço para todos questionarem”. Os trabalhos são feitos através das dúvidas, problemas, angústias, alegrias que as futuras mães têm. “Nós não temos palestras prontas, trabalhamos com um tema e a partir dele debatemos”, recorda Daniela. A proposta do Grupo é exatamente essa e, por isso, outra metodologia utilizada, que foi inserida no final da década de 90 no projeto, é a de um suíço, radicado na Argentina, Enrique Pichon-Rivierè. De acordo com a coordenadora, “um método que fala mais no global, no vinculo com o grupo, trabalhando o que elas têm pra contar”.
Daniela conta que no ano passado a participação masculina foi grande, “os homens trazem um outro olhar e é importante a participação dos pais, pois quem fica grávido é a família”. O interesse é que “eles querem saber como é o banho, como trocar fralda, é bem interessante”, acrescenta. O curso está com inscrições abertas até o dia 8 de abril, pelo telefone (55) 3332 0622 ou no Unijuí Comunidade. O projeto ainda conta com um site www.projetos.unijui.edu.br/grupodegestantes, que traz link de ajuda para as futuras mães. O custo é de 35 reais e todos os encontros têm um lanche. “Então, se formos pensar, é um custo baixo por tudo que o curso oferece”, finaliza Daniela.

Nenhum comentário: