segunda-feira, 19 de julho de 2010

Associação realiza campanha de doação de medula óssea


AAPECAN é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, com sede e foro no município de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Hoje estão cadastrados mais de 3000 pacientes, dos mais diversos tipos de Câncer e idade, nas 11 unidades espalhadas pelo Estado




O trabalho da AAPECAN (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer) é reconhecido com de Utilidade Pública Estadual. Seus recursos são efetivados através de arrecadações junto à comunidade, o trabalho é feito pelo telemarketing, com doações em gênero e/ou financeiros, parcerias, campanhas e promoções. A assistente social Giovana Copatti, diz que “recebemos também materiais de voluntários, que doam artesanatos, para serem vendidos”.
Na unidade de Ijuí, que começou a funcionar em outubro de 2009, a AAPECAN atende 66 pacientes, do Município e Região. São atendidos com cestas básicas, leite longa vida, leite em pó, suplementos alimentares, vale transporte urbano, vale gás, medicamentos, fraldas descartáveis geriátricas e infantis entre outros. O objetivo da Associação é atender as pessoas com os mais diversos tipos de câncer, visando dar uma melhor qualidade de vida aos pacientes, fornecendo assistência e apoio humano-emocional às pessoas adultas, jovens e crianças com câncer, bem como assistência e apoio financeiro-material aos pacientes comprovadamente carentes, desde que disponha de recursos financeiros. Trabalhar em ações que previnam o câncer com toda a população e gerar medidas preventivas e de informação para o enfrentamento do tratamento de usuários de todo o Brasil. E ainda orientar sobre recursos existentes na comunidade e seus direitos. Neste sábado, 22, a AAPECAN lança a campanha “Seja um doador voluntário de medula óssea. Doe medula, doe vida”. O transplante de medula óssea é uma modalidade terapêutica que visa o tratamento da doença com uso de altas doses de agentes quimioterápicos associados ou não à radioterapia corporal. A reconstituição hematopoética do paciente é feita pela infusão de células viáveis da medula óssea ou do sangue periférico. O assessor de comunicação da Unidade de Ijuí, Paulo Vilson Marques, explica que a doação de medula é muito mais simples do que se imagina, “primeiro é retirado da pessoa 5 ml de sangue para analise, se a ela estiver apta para fazer a doação, é retirado o liquido da região pélvica (bacia), o popularmente chamado ‘tutano’, o procedimento é simples e não causa nenhum dano ao doador”.
Para participar da iniciativa, “Seja um doador voluntário de medula óssea. Doe medula, doe vida”, é necessário levar documentação (RG e CPF) e ter entre 18 e 54 anos. A campanha será realizada na Praça da República, das 9h às 16 h e contará com a participação do Hemocentro Regional de Cruz Alta.

Nenhum comentário: